segunda-feira, outubro 26, 2009

Ser Criança a valer



Hoje à hora de almoço na Torre do Tombo, o tema de conversa foi a infância de cada um de nós e os piquenos dos dias de hoje.

Ao que parece hoje em dia já nem as crianças têm tempo para viver o lado bom da vida. É a escola, os ATL, a natação, o ballet, a música, o futebol... e é uma roda viva o dia todo.

E brincar? Se não são as crianças que brincam então quem é? Impressiona ver ao ponto a que isto chegou.

Nos meus tempos de primária havia aula das 9h as 12h, íamos almoçar a casa, voltávamos das 13h às 15h e acabava por ali. Uma horinha de explicação para fazer os trabalhos de casa e o resto do tempo era por nossa conta. Era Barbies, brincar às lojas, jogar à bola na rua com quatro pedras a marcar as balizas e ter que "desarrumar" cada vez que um carro queria passar. Era brincar às escondidas pelo bairro inteiro, era ver cassetes de vídeo da Heidi e do Marco, da Abelha Maia, da Pequena Sereia e do Rei Leão.

Sou do tempo em que havia bons desenhos animados na televisão. As navegantes da lua, o dartacão, as três irmãs, a carrinha mágica, o recreio, os power rangers e o dragon ball. E acordava aos sábados e domingos as 8h para os ver todos se fosse preciso. E adorava a altura do natal em que nos intervalos para a publicidade apresentavam toda a espécie de bonecos que havia para vender no toys'r'us.

No recreio da escola, era a mamã dá licença, 1,2,3, macaquinho do chinês, a salsinha, os casamentos que tantos fizémos e as rodinhas do "cai cai balão, bolinha de sabão".

Computadores? Playstations? Telemóveis? Mp3? O que era isso? Nem falta fazia sequer com tanta coisa boa para fazer.

Hoje olho para as crianças da actualidade e só vejo que já não se sabe ser criança como era antigamente.

E era tão bom ser criança assim...

3 comentários:

  1. Como eu te dou RAZAO!

    Hoje em dias os miúdos nao fazem ideia do do que é aproveitar a infância! Desejam crescer cada vez mais depressa, passam os dias em casa de roda da televisão e das novas tecnologias. E brincar na rua nada! Sou do tempo em que chegava a casa negra de andar a brincar na rua, andar de bicicleta pela terriola toda e depois das aulas juntar os primos todos e fazer a festa!

    Tenho pena que agora nao seja assim ...!

    Beijinhoo Amiga *.* ADORO.TE <33

    ResponderEliminar
  2. Concordo, infância como a nossa dá saudades infâncias como as que há agora acho quer não vão dar saudades como dão as nossas =)
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que saudades da infância... :S Acho que o que disseste têm uma ponta de verdade, mas o que me preocupa realmente é a educação das crianças que está cada vez pior, são cada vez mais mal educadas e isso é preocupante em vários sentidos...

    ResponderEliminar